Qualquer coisa feita com tinta
Secando os talheres
SUELIS
Pequenas paisagens pintadas em acrílico sobre madeira. O maior tamanho chega a 27 cm. Estas peças complementam a série de grandes formatos sobre tela que chegam, por enquanto, a 190 cm. A pintura, como nestes suportes de madeira, tem reações diferentes da superfície de uma tela durante a execução da peça. Por serem menores há um grau de informação muito denso. As cores reagem rápidamente e a composição, mesmo aleatória e caótica, é decidida logo no início da execução. Estas peças tem alturas diferentes entre elas.
Landscape / Paisagem | 161-051 | 140x190 cm | 2018 O processo criativo para a interpretação destes detalhes que se somam a composição final é o mesmo que o utilizado em todos os trabalhos inclusive os gerados no computador. Interpretar cada detalhe com uma abordagem diferente que contribua para uma composição final. Assim posso pegar uma mesma imagem e gerar dezenas de artes alternativas. O difícil é conseguir manter o fluxo de consciência alerta durante o todo o processo para fugir do processo meramente ilustrativo. Acho eu que há uma linha tenue entre a representação/interprestação do figurativo e o abstrato.
BIG DESENHOS Antes da retomada das telas criei uma série de paisagens em papel com quase 2 metros de altura. Boa parte do suporte era reforçada com camadas de papelão, tecidos e vários tipos de papéis. Acrílicos, lápis, giz pastel, bastões oleosos, colas, fixadores e uma série de outros dispositivos inomináveis trabalhando aleatóriamente na composição. Mantenho esta indisciplina sob um rígido controle pincelar quando passo para as telas. A busca por este fluxo desinibido de consciência, digamos uma sem vergonhice, que o desenho oferece, só se tornou realidade após uma tomada de consciência que levou pelo menos dois anos para se concretizar. Falta muito pouco para que este app seja totalmente incorporado ao meu processo de pintura.
Paisagens criadas sobre o verso de embalagens de caixas de papelão abertas. Algumas foram pintadas em acrílico. Uma outra série de peças foi criada em acrílico e depois remontadas digitalmente. As artes são mais ou menos figurativas e foram realizadas quando eu ainda estava tateando temas/assuntos para pintar. O nome Jungle in a box, selva em caixa, são dioramas criados por alunos do ensino primário nos EUA.
L
U
A
Offline Website Builder
SHARE THIS PAGE!